Results for 'Marco Aurélio Rodrigues da Cunha E. Cruz'

999 found
Order:
  1.  27
    Tomás de aquino E a essência absolutamente considerada.Marco Aurélio Oliveira da Silva - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):95-105.
    O presente artigo propõe uma interpretação deflacionista para a doutrina da essência absolutamente considerada , apresentada por Tomás de Aquino no opúsculo "De ente et essentia". O norte do trabalho é a análise das expressões reduplicativas que são constantemente utilizadas pelo Doutor Angélico para designar as EAC's. Portanto, pretendo mostrar que a EAC é a consideração dos predicados essenciais, que se predicam das expressões reduplicadas, diferentemente da noção acidental de existência. Por isso, a EAC não existe nem no intelecto nem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  5
    Da Estética Como Instância Mística Para Uma Estética Pragmática: Considerações Acerca da Arte a Partir Do Tractatus e Das Aulas Sobre Estética de Wittgenstein.Marco Aurélio Gobatto da Silva - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Heráclito e Protágoras: o Logos do Jogo e o Jogo do Logos.Marcos Aurélio Monteiro da Fonseca - 1996 - Princípios 3 (4):144-155.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} O objetivo do texto é pensar a noçáo de Lógos em Heráclito e Protágoras . Desde Platáo aponta-se para a influência que o primeiro teria exercido sobre o pensamento do Sofista. Assim, o que se pretende é verificar como Protágoras apropria-se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Science as Salvation: A Modern Myth and Its Meaning by Mary Midgley.E. Rodrigues da Cruz - 1995 - Zygon 30:333-333.
  5.  4
    Heráclito e Protágoras: o Logos do Jogo e o Jogo do Logos.Marcos Aurélio Monteiro da Fonseca - 1996 - Princípios 3 (4):144-155.
    O objetivo do texto é pensar a noçáo de Lógos em Heráclito e Protágoras. Desde Platáo aponta-se para a influência que o primeiro teria exercido sobre o pensamento do Sofista. Assim, o que se pretende é verificar como Protágoras apropria-se da noçáo de Lógos na forma como aparece no pensamento do Efésio e atribue a ele um novo sentido. Para tanto, parte-se da famosa máxima que Diógenes Laértios atribui a Protágoras que diz que, “em relaçáo a qualquer assunto, há duas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A Última Coruja.Marcos Wagner Da Cunha (ed.) - 2013 - São Paulo, SP, Brazil: Marcos Wagner da Cunha.
    Romance sui generis, sua estrutura narrativa se tece a partir de contos interconectados, sempre eivados de paixões intensas a ponto de pôr em cheque não só os limites entre fantasia e fato, como também a própria noção de realidade. Sua densa trama psicológica, exuberantemente simbólica, toca aspectos profundos da existência humana. Seu título é uma referência à menção de G.W. Hegel à 'Coruja de Minerva', em que afirma que apenas quando as civilizações aproximam-se de sua decadência final, de sua derradeira (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. L'Ultima Civetta.Marcos Wagner Da Cunha (ed.) - 2018 - São Paulo, SP, Brasil: Marcos Wagner da Cunha.
    Romanzo filosofico sui generis, la cui struttura narrativa viene tessuta da racconti interconnessi, sempre pieni di intense passioni da mettere in discussione non solo i limiti tra fantasia e fatto, ma la nozione stessa di realtà. Suo denso tessuto psicologico è vividamente simbolico e tocca aspetti davvero profondi dell'esistenza umana. Il titolo è un riferimento alla "Civetta di Minerva" del filosofo tedesco GW Hegel, su cui lui afferma che solo quando le civiltà si avvicinano al loro decadimento finale, alla loro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Introdução à perspectiva ficcionalista na filosofia da matemática.Marco Aurélio Sousa Alves & José Henrique Fonseca Franco - 2022 - Perspectivas 7 (2):330-346.
    O ficcionalismo, geralmente classificado como um tipo de nominalismo, apresenta como perspectiva precípua a tese de que os entes matemáticos são ficções. Para o ficcionalista, o discurso matemático é desprovido de conteúdo. Hartry Field, que é o principal defensor dessa concepção ontológica da matemática, contesta, em Science Without Numbers, a utilização de entes matemáticos na redação de teorias da física, alegando que a defesa mais plausível do realismo ontológico matemático é o argumento da indispensabilidade de Quine-Putnam. O ficcionalismo defendido por (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    A abstração matemática de Tomás de Aquino.Marco Aurélio Oliveira da Silva - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente artigo é voltado à recepção da questão matemática na filosofia aristotélica de Tomás de Aquino. O _Comentário ao tratado da Trindade de Boécio_ é o texto de Tomás que permite uma maior reflexão deste tema. Particularmente, a geometria era o paradigma de prática matemática. Ora, tanto na demonstração quanto na definição matemática, o conceito de forma é central, daí a denominação abstração da forma. A tese principal do artigo é que a abstração matemática necessita produzir uma definição claramente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Os Militares e a Guerra Fria no Brasil.Paulo Ribeiro Rodrigues da Cunha - 2018 - Dialogos 22 (1):176.
    O presente artigo procura resgatar um dos períodos mais intensos e menos estudados da Guerra Fria no Brasil, quando duas correntes militares antípodas política e ideológicas atuaram na perspectiva de influenciar através de suas entidades de classe um projeto de nação. Entretanto, essa reflexão tem por foco, os militares nacionalistas e de esquerda, oficiais e praças das forças armadas cuja intervenção foi bem sucedida ao final, com a vitória da Tese do Monopólio Estatal do Petróleo e não intervenção brasileira no (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    Alberto Magno e a recepção árabo-latina de Euclides.Marco Aurélio Oliveira Da Silva - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    O século XIII de Alberto Magno é um período no qual começa a circular mais intensamente a recepção das traduções completas dos Elementos de Euclides, que foram feitas por Adelardo de Bath, Roberto de Chester e João de Tinemue, além da tradução de Gerard de Cremona ao comentário feito pelo matemático árabe Al-Nayrizi ao geômetra alexandrino. O objetivo deste artigo é apresentar como Alberto incorpora as traduções arabo-latinas de Euclides com a visão latina da prática geométrica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  25
    Análise da eficiência do objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 15).Marcos Aurélio Brambilla & Thaise Moser Teixeira - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:201-220.
    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem diversas questões socioambientais e são aplicáveis a todos os países. O ODS 15, Vida Terrestre, visa proteger os ecossistemas terrestres, conservar a biodiversidade e reduzir a perda de biodiversidade, e o estado do Paraná é um dos estados com uma das maiores proporções de área de remanescentes florestais do Brasil e conta com uma política de preservação ambiental. Em vista disso, o estudo tem como objetivo analisar a eficiência dos municípios paranaenses no atendimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  64
    O lugar de Kant na fundamentação da estética como disciplina filosófica.Marco Aurélio Werle - 2005 - Doispontos 2 (2).
    Embora a reflexão de Kant sobre a especificidade do juízo estético seja tomada pelos intérpretes de sua obra como não tendo o propósito de constituir uma nova possibilidade de pensar a arte e o fazer artístico, não se pode, todavia, negar sua contribuição, particularmente para o reconhecimento da estética como disciplina filosófica. Filósofos aparentemente tão diversos como Hegel, Schelling e Schopenhauer, bem como críticos de literatura e de arte, como os irmãos românticos August e Friedrich Schlegel são unânimes quando se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  18
    A interação homem-máquina na psicoterapia.Sérgio Alberto Nascimento Melo Junior, Caio Leite de Aguiar, Larissa Kalyne Silva da Cunha & Jean Carlos Rodrigues Brustolin - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:335-347.
    A implementação de tecnologias móveis de informação e comunicação no suporte à Saúde Mental tem atraído a atenção das autoridades. Com a ascensão das Inteligências Artificiais, esse movimento pode ser impulsionado de maneira exponencial. Nesse cenário, esta revisão tem como objetivos verificar a aplicabilidade das Inteligências Artificiais (IAs) na Saúde Mental e analisar os aspectos que favorecem a relação entre IAs e usuários. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, no período (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    Inferência da melhor explicação: Peter Lipton e o debate realismo/anti-realismo.Marcos Rodrigues da Silva - 2010 - Princípios 17 (27):303-312.
    Apresentaçáo da traduçáo do artigo der Peter Lipton: "Is the Best Good Enough?" (publicado em 1993 no Proceedings of the Aristotelian Society , vol. XCIII, parte 2, pp. 89-104).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Inferência da Melhor Explicação e o Problema Do Direcionamento Axiológico.Marcos Rodrigues da Silva - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (152):535-552.
    ABSTRACT The argument of inference to the best explanation sets up that, given a phenomenon to be explained, several rival hypotheses race to provide an explanation and the hypothesis that explains the phenomenon better than its rival gives good reasons for the belief in its truth and, therefore, for the acceptance of such hypothesis. The argument supposes that these rival hypotheses share the same phenomenon to be explained. In this paper it is argued that, in a few scientific episodes, scientists (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    A distinção entre abdução e inferência da melhor explicação: a abordagem de Daniel Campos.Marcos Rodrigues da Silva & Gabriel Chiarotti Sardi - 2021 - Cognitio 21 (2):321-334.
    Este artigo pretende oferecer uma apresentação e análise do artigo “On the distinction between Peirce’s abduction and Lipton’s Inference to the best explanation”, de Daniel Campos. Apresentamos uma reconstrução da argumentação de Campos a favor da distinção entre abdução e inferência da melhor explicação, enfatizando a interpretação de Campos sobre inferência da melhor explicação na perspectiva de Peter Lipton. Em contraposição a Campos, que defende uma distinção parcial entre abdução e a inferência da melhor explicação, neste artigo sugerimos uma distinção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Paul Thagard e a inferência da melhor explicação.Marcos Rodrigues da Silva - 2017 - Cognitio 18 (1):125.
    Este artigo pretende oferecer uma apresentação à tradução para o português de “Inference to the Best Explanation: Criteria for Theory Choice”, de Paul Thagard. Neste artigo, Thagard assume a importância epistemológica do argumento da inferência da melhor explicação e postula três critérios para a escolha de teorias científicas: consiliência, simplicidade e analogia. Nesta apresentação desse artigo fundamental para o desenvolvimento da inferência da melhor explicação, reconstruímos, na primeira seção, a concepção de Thagard. Em seguida, na segunda seção, sugerimos algumas discussões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos.Marcos Aurelio Saquet & Eliseu Savério Sposito (eds.) - 2009 - São Paulo: Editora Expressão Popular.
    Neste livro, os territórios e as territorialidades foram enfocados por diferentes prismáticas - a ambiguidade e a multidimensionalidade do conceito de território que transcende a ciência geográfica; a diáspora que engendra territorialidades múltiplas e espaços móveis da vida entre-territórios efetivada na mobilidade; a governança e a regulação como mecanismos da configuração territorial em que estados, empresas, redes se combinam; a relação espaço-território e as trajetórias e categorias construídas pelas pessoas; o conceito de território na obra de Jean Gottmann; a relação (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Socioconstrutivismo: críticas e respostas.Marcos Rodrigues da Silva - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):163-178.
    Resumo: O artigo apresenta e discute quatro objeções que têm sido direcionadas ao socioconstrutivismo, enquanto concepção de ciência: i) sua impossibilidade teórica; ii) sua implausibilidade teórica; iii) sua irrelevância; iv) sua indesejabilidade. O artigo sustenta a inadequação das quatro objeções, sugere a importância do socioconstrutivismo, mas defende que essa posição não é nem a única nem a melhor, para nossa compreensão da ciência, porém, apenas mais uma, dentre tantas contribuições filosóficas para essa compreensão. ABSTRACT: This paper introduces and discusses four (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    Hume e o argumento do desígnio.Marcos Rodrigues da Silva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113):115-130.
  22.  18
    Hume e o argumento do desígnio.Marcos Rodrigues da Silva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113).
  23.  22
    Skinner e uma crítica a Freud: apresentação e considerações.Marcos Rodrigues da Silva & Lucas Roberto Pedrão Paulino - 2011 - Natureza Humana 13 (2):144-155.
  24. Jonh Locke e o realismo cientí­fico.Marcos Rodrigues da Silva - 2007 - Princípios 14 (21):55-65.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Este artigo tem por objetivo discutir a inserçáo de John Locke na filosofia do realismo científico no que diz respeito ao debate realismo/empirismo. Para atingir este objetivo apresentarei a hipótese de Maurice Mande lbaum de que, com relaçáo ao problema da explicaçáo científica, Locke parece estar alinhado com os realistas. Para discutir esta hipótese, procurarei oferecer uma caracterizaçáo de empirismo que seja apropriada para o debate realismo/empirismo – caracterizaçáo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Apresentação: Paul Thagard e a revolução quí­mica de Lavoisier.Marcos Rodrigues da Silva & Miriam Giro - 2007 - Princípios 14 (22):261-263.
    Apresentaçáo da traduçáo do artigo de Paul Thagard.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Heidegger E a produção técnica E artística da natureza.Marco Aurélio Werle - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (s2):95-108.
    O artigo examina como Heidegger pensa, a partir da natureza, o “produzir” técnico e artístico, tendo como referência certas noções centrais da história do pensamento, desde o registro inaugural dos termos gregos techné, poiesis e physis, e seus desdobramentos por meio da tradução latina, até seu reordenamento na metafísica da época moderna.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  13
    Hegel e W. Benjamin: variações em torno da crise da arte na época moderna.Marco Aurélio Werle - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109):32-45.
  28.  12
    Hegel e W. Benjamin: variações em torno da crise da arte na época moderna.Marco Aurélio Werle - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Dialeto e linguagem em Hebel e Heidegger.Marco Aurélio Werle - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    Pretende-se examinar a interpretação que Heidegger realiza de Hebel, um poeta e escritor decalendários que escrevia em dialeto e, portanto, colocou em questão o sentido da língua e dalinguagem como morada humana no mundo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    A poesia das coisas de Eduard Mörike.Marco Aurélio Werle - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):63.
    O artigo que se segue consiste num comentário e tradução de um idílio de Eduard Mörike, intitulado O velho galo da torre. Trata-se de situar as características da lírica desse poeta, marcada pela Dinggedicht [poesia das coisas] e por uma atmosfera de espírito tipicamente pós-idealista, ainda romântica, embora já realista, de meados do século XIX.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    A Subjetividade como Fundamento da Técnica.Marco Aurélio Werle - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):59-70.
    Partindo de uma abordagem da conexão entre a técnica e a subjetividade no pensamento de Martin Heidegger, a partir de A questão da técnica e A época da imagem de mundo, o artigo pretende tematizar o modo como o ser humano se coloca no mundo, de acordo com a questão do ser. Para tanto, é preciso recorrer ao ensaio A origem da obra de arte, no qual se indica uma noção "produtiva" de técnica (techné) a partir do fenômeno da arte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A angústia, o nada e a morte em Heidegger.Marco Aurélio Werle - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):97-113.
    O artigo investiga a relação entre os conceitos de medo, angústia,nada e morte na filosofia da existência de Heidegger. Pretende-se apontar para o papel destes fenômenos existenciais na passagem do ser-aí desde a inautenticidade para a autenticidade de seu ser.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  37
    Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?Marco Aurélio Werle - 2000 - Trans/Form/Ação 23 (1):19-50.
    Este artigo investiga, sob a perspectiva de uma estética do efeito, as origens da assim chamada “estética da época de Goethe”, segundo a obra de Lessing, Winckelmann e Herder. Pretende-se mostrar que há nestes autores tanto uma influência do parâmetro do efeito, suscitado pela obra de arte no espectador, quanto o apontamento para uma instância, por assim dizer crítica, idealista e especulativa de apreciação do fenômeno artístico.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  45
    A Elevação do Espírito Pensante a Deus' ou a Natureza Lógica do Conceito nas Preleções de Hegel Sobre as Provas da Existência de Deus.Marco Aurélio Werle - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):178-185.
    O artigo investiga a relação existente na filosofia de Hegel entre as provas sobre a existência de Deus e a elevação do espírito humano a Deus. Dois pontos serão ressaltados: a apreensão de Deus como espírito e a natureza lógica do Conceito e isso a partir do modo como Hegel discute tanto a necessidade histórica da “prova” da existência de Deus, surgida com o Cristianismo, quanto o sentido lógico-especulativo das duas principais modalidades dessas provas: a prova ontológica e a prova (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    A Elevação do Espírito Pensante a Deus’ ou a Natureza Lógica do Conceito nas Preleções de Hegel Sobre as Provas da Existência de Deus.Marco Aurélio Werle - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3).
    O artigo investiga a relação existente na filosofia de Hegel entre as provas sobre a existência de Deus e a elevação do espírito humano a Deus. Dois pontos serão ressaltados: a apreensão de Deus como espírito e a natureza lógica do Conceito e isso a partir do modo como Hegel discute tanto a necessidade histórica da “prova” da existência de Deus, surgida com o Cristianismo, quanto o sentido lógico-especulativo das duas principais modalidades dessas provas: a prova ontológica e a prova (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  36
    A relação entre a estética de Hegel e a poesia de Goethe.Marco Aurélio Werle - 2001 - Discurso 32:161-192.
    Este artigo analisa a interpretação que Hegel, em seus Cursos de esférica, faz da poesia de Goethe. Pretende-se aqui demarcar um modo de abordagem da relação entre o filósofo e o poeta diante de outros estudos sobre o tema, os quais partem em geral de uma comparação direta entre ambos, a partir de diferenças ou semelhanças “teóricas". Entende-se que este tipo de operação obscurece a verdadeira dimensão de suas obras, marcadas por uma série de mediações e iluminações recíprocas, que não (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Do pensamento à poesia: Heidegger e Hölderlin.Marco Aurelio Werle - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):97-112.
    O autor investiga as várias referencias de Heidegger à concepção poética de Hölderlin para mostrar como ela é decisiva para determinar o conjunto da compreensão de filosofia e de linguagem heideggerianas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  80
    Anguish, nothingness and death in Heidegger.Marco Aurélio Werle - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):97-113.
    This paper investigates the relationship between the concepts of fear, anguish, nothingness and death in Heidegger's philosophy of existence. It points to the role of these existential phenomena in the transformation of "Dasein", from the inauthenticity to the authenticity of its Being.O artigo investiga a relação entre os conceitos de medo, angústia, nada e morte na filosofia da existência de Heidegger. Pretende-se apontar para o papel destes fenômenos existenciais na passagem do ser-aí desde a inautenticidade para a autenticidade de seu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  62
    Winckelmann, Lessing and Herder: aesthetics of the effect?Marco Aurélio Werle - 2000 - Trans/Form/Ação 23 (1):19-50.
    We analyse in this article, from the point of view of an aesthetics of the effect, the sources of the so called "aesthetics of Goethe's time", according to the works of Lessing, Winckelmann and Herder. Our aim is to show that there are in those authors both an influence of the parameter of the effect, elicited by the work of art on the spectactor, and the pointing to a dimension, so to speak critical, idealistic and speculative of appreciation of the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    O que é espiritualidade e como podemos abordá-la no ambiente escolar.Marco Aurélio Corrêa Martins - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1257-1276.
    O conceito de espiritualidade laica pode permitir um espaço na educação escolar para tratar de questões que, por serem públicas e de foro privado, envolvem a vida cotidiana nas mais diversas facetas, incluindo a política, as relações sociais e culturais, por isso precisam ser convenientemente tratadas. Ensaiar, pois, uma abordagem educacional dessa relação é importante em nosso momento histórico no qual a vida social e política são assaltadas por certa religiosidade ou crença. A partir da leitura de um historiador e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    A intuição categorial, o problema das categorias e a doação do ser.Marcos Aurélio Fernandes - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    Este texto pretende expor o significado da descoberta fenomenológica da intuição categorial, feita por Husserl, para o tradicional problema das categorias e para o novo encaminhamento da questão do ser, que se deu com a investigação e meditação de Heidegger. Expõe o contexto em que a descoberta foi realizada: o do esclarecimento do conhecimento em referência ao modo de captação do ente em seu ser, a partir da sensibilidade e do entendimento. Indica como o método fenomenológico transcendental, através da tematização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    natureza como ser e verdade do ser na meditação de Heidegger a respeito da “phýsis” grega.Marcos Aurélio Fernandes - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Resumo: este artigo pretende expor e comentar a interpretação de Heidegger a respeito da concepção grega de natureza. Procura seguir o fio condutor desta interpretação, dado a partir da remissão da “phýsis” à “alétheia”. Ele procura interpretar o dito e o pensado dos pensadores originários dos gregos, bem como de Platão e Aristóteles, desde o não pensado e o não dito da “Lichtung”, a clareira ou a aberta do Ser. Uma maior ênfase é dada à exposição a respeito da essência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A proveniência histórico-ontológica da técnica moderna: uma interpretação a partir de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):158-179.
    O presente texto apresenta a proposta de pensar, com Heidegger, a proveniência histórica da técnica moderna a partir do pensamento históricoontológico, ou seja, do pensamento que medita a história do ser. Neste esforço, a meditação remonta às origens gregas desta história, propondo-se compreender o que o sentido essencial da téchne entre os gregos. Depois, expõe a intermediação exercida pela interpretação romana da verdade e do ser como “actualitas”. Em seguida, apresenta a transformação da ontologia da “actualitas” na moderna metafísica da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Heidegger e o Impasse Do Niilismo de Nietzsche.Marcos Aurélio Fernandes - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):183-202.
    A proposta desta reflexão é repensar como Heidegger se relaciona com o pensamento de Nietzsche a propósito da questão da essência do niilismo. Ela se volta para o volume 48 da Obra completa (Gesamtausgabe) de Heidegger – “Nietzsche: der europäische Nihilismus”. Após tematizar como Heidegger ouve a palavra de Nietzsche na história do pensamento ocidental, procura expor também sua resposta a esta palavra, salientando sobretudo os impasses que o pensamento do valor impõe no instante histórico para uma superação da metafísica.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Heidegger, técnica e educação: uma meditação histórico-ontológica.Marcos Aurélio Fernandes - 2014 - Filosofia E Educação 6 (3):55-86.
    Este artigo, seguindo as indicações do pensamento meditativo de Heidegger, questiona o sentido histórico ontológico da técnica, investigando seus fundamentos metafísicos. Depois de sondar a história do ser do ente na antiguidade grega e na romanidade, investiga a verdade do ente na modernidade, em que a educação é vista na ótica da funcionalidade e do sistema e o ócio se subordina ao negócio. A técnica é o fim da era da metafísica, não só no sentido de término, mas também de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  2
    Intuição categorial e evidência, verdade e ser.Marcos Aurélio Fernandes - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    Este artigo se propõe a pensar a fenomenologia dos fenômenos: intuição categorial, evidência,verdade e ser, através da interpretação de textos de Husserl e Heidegger. Num primeiromomento mostra a intuição em sua maior pregnância, a percepção, como experiência daevidência da presença do ente mesmo como autodatidade originária. Num segundo momento,partindo da regionalidade e da universalidade da evidência na vida intencional da consciência,trata-se da razão, de seu ordenamento para a evidência e de sua correlação com a verdade e oser. Num terceiro momento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    O abismo invoca o abismo: uma meditação sobre o pensar e o ser.Marco Aurélio Fernandes - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):41-64.
    O artigo não é sobre Heidegger, mas sobre a coisa do pensar, para a qual ele acenou. A meditaçãoprocura pensar o relacionamento entre o pensar e o ser tal como se dá na dimensão da facticidade eda existência do humano, que é, ele mesmo, um abismo. O pensar se mostra como espera doinesperado e como memória criativa. A espera do inesperado não é um adiar do pensar, mas simuma insistência na serenidade da clareira do ser. A memória criativa é memória (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    A Paideia Franciscana: Perspectivas Para Uma Educação Integral.Marco Aurélio Cardoso Feliciano - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):69-77.
    A reflexão sobre a educação franciscana emerge da compreensão do humano, em todas as suas dimensões, tendo como base o modelo grego de formação marcado pelos termos Paideia e Arete. Por estes, consolida-se um olhar educacional de cunho humanista, em que imperam a busca de desenvolver virtudes e não somente oferecer uma formação puramente cognitiva e conceitual. A Paideia franciscana surge como resposta às necessidades deste tempo, visto que a tarefa da escola é formar o humano para o ser e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Intuição categorial: Um estudo a partir de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):76-106.
    A descoberta da “intuição categorial” atesta que há um apreender simples não só do que se dá na percepção sensorial, mas também há, junto com essa, um apreender simples do “categorial”. Com outras palavras, a descoberta da “intuição categorial” atesta que, na percepção cotidiana, ou seja, na percepção concreta da coisa, em toda experiência, se dá também uma percepção do que na filosofia se costumou chamar de “categoria”. Isso significa, ainda, que há atos em que consistências ideais se mostram a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A existência no pensamento de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):125-142.
    Este texto trata do conceito de existência a partir do pensamento fenomenológico, ontológico-fundamental e ontológico-histórico, de Heidegger. De início, trata do conceito metafísico de existência e de sua transformação na época da consumação da metafísica, especialmente em Kierkegaard. A consumação da metafísica apela por outro princípio do pensar. “Ser e Tempo” inaugura a tentativa de operar uma passagem para este outro princípio. O empenho do pensamento se volta então para a tarefa de pensar a diferença ontológica e de considerar a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999